quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os nossos fins de semana

Os fins de semana de Primavera/Verão são tão, mas tão bons!! Aos primeiros raios de sol e calorzinho delicioso as miúdas não resistem a andar descalças e de cuecas a brincar no jardim. Já temos o  mobiliário de jardim todo instalado e está oficialmente aberta a época de ócio; não tanto para nós, porque temos sempre que fazer nesta nossa maravilhosa casa, mas para aqueles que nos visitam!!

O nosso fim de semana começou ainda na noite de 6ª, com o "Lar, Doce Lar",  espectáulo da Maria Rueff e Monchique, absolutamente fenomenal e estontaneamente pela velocidade com que debitam  texto e mudam de personagens durante quase 2 horas! Eu, que estive bem alapada durante todo o espectáculo, saí  completamnete "esgotada" da sala...nem quero imaginar como saem eles...

Na manhã seguinte a primeira exigência  foi - pintar as unhas, ou não fossem elas mulheres....o resultado foi da inteira responsabilidade da Francisca; apenas me limitei a cumprir ordens....
Seguiu-se a habitual ida ao mercado para comprar peixe fresco, carrosseis e baloiços - o programa preferido delas! (um destes dias proponho uma avença mensal ao sr. dos carróseis)

Pela primeira vez, e porque a educadora acha que eles devem começar a criar hábitos de trabalho para a nossa etapa que se aproxima (e eu acho muito bem!) a Matilde trouxe trabalhos de casa, que fez enquanto se preparava o almoço!





A tarde foi passada em casa, entre a horta e as brincadeiras no jardim.
Os dias de chuva consecutivos tinham transformado a nossa horta num matagal. As poucas couves, cebolas e alho-francês que lá estavam tinham sido literalmente engolidos por erva que já ostentava mais de metro de altura. Há muito que aguardavamos pelos dias grandes de sol e calor e este fim de semana mostrou-se perfeito para pôr as mão na terra!

No ano passado já tinha tentado "produzir" morangos, que plantei num cantinho logo à saída da cozinha, à beira das aromáticas mas os melros chegavam sempre antes das miúdas... Certo é que os morangueiros acabaram por não crescer assim tanto como esperava, talvez pela concorrência com as outras plantas (aromáticas) e a produção só deu para aguçar ainda mais o apetite. Por isso, este ano decidi mudar de estratégia e comprei uns sacos de substrato especifico para morangueiros e que facilitam imenso o processo. Têm umas circunsferências destáveis onde se planta cada pé de morangueiro. O resultado tem sido muito positivo, pois têm crescido imenso e sem  "ervas daninhas" infestantes (melhor corrigir antes que algum dos meus professores leia isto...). Ainda não estão a frutificar, mas não devem tardar! Anunciarei quando tal acontecer!!

Sempre quis fazer uma horta, porque além de querer que as miúdas tomem contacto com a terra e com a forma como crescem os legumes que lhes chegam ao prato, sabe muito bem saber o que estamos a comer e cozinhar produtos acabadinhos de colher! Esse sonho foi concretizamos assim que mudamos de um apartamento para uma casa, mas para quem não tem tanto espaço pode também criar uma mini horta na varanda! O método é bem simples; o mesmo que usei para os morangueiros: comprar sacos de cultivo para hortícolas e alguns pés das variedades que se queira produzir (ambos à venda em qualquer garden center). Depois é só destacar os pequenos círculos, plantar e regar e acreditem que as vossas crianças vão ADORAR!!!






Domingo de manhã aproveitei para dar um pulinho ao Mercadito da Carlota e confirmar o bom gosto e qualidade de todas as marcas cujo trabalho já sigo há muito no facebook, algumas das quais já sou cliente!
É claro que é sempre muito melhor ver ao vivo e a cores! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário