quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Internacional da Felicidade



Sem contar, o Dia Internacional da Felicidade transformava-se no mais irónico dos dia...

Ontem estive presente no mais infeliz acontecimento que pode assolar uma família e arrasar para sempre aqueles pais. Estive no funeral de uma rapariga de 26 anos, com uma vida pela frente,  que sucumbiu a 3 anos de intenso sofrimento provocado por uma leucemia! Ao fim de 3 longos anos de internamento, à espera de um dador compatível, preparava-se agora para fazer o transplante de medula com a Mãe, que apenas tinha 50 % de probabilidade de compatibilidade. Não foi a tempo...
O Dia do Pai, para aquele pai; será PARA SEMPRE assombrado pela trágica morte da sua filha....há coisa mais injusta???
Não quero nunca ter de imaginar 1/10 da dor daqueles pais.....não sei como se pode sobreviver depois de uma acontecimento destes. As lágrimas correm-me instantaneamente quando penso nisso. Pode haver maior golpe na vida??? Pode haver maior infelicidade no Mundo???

Afinal ser feliz está nas coisas mais simples da vida! Ser feliz é poder ver os nossos filhos crescer saudáveis!
É poder vê-los ultrapassar barreiras, vencer os desafios diários, é poder dar-lhes banho, lavar-lhes os dentes, ajudá-los a pegar nos talheres, contar-lhes uma história ao deitar, é ensinar-lhes isso mesmo...que o verdadeiro significado de felicidade está na partilha das pequenas coisas da vida.
Este filme, que já tinha visto há algum tempo, é o melhor exemplo disso mesmo! Temos muitas lições a retirar daqui: 


Ainda a propósito da doação de medula.....sou só eu que não compreende, como é que se podem passar 3 anos à espera de um dador compatível, ,quando pertencemos ao ranking dos países com maior número de dadores de meduola óssea, que em 2011 tinha nada mais nada menos do que 277 938 portugueses inscritos??? 
Estando a base de dados nacional em rede com os principais bancos de dadores da União Europeia, de entre os quais o Alemão (o maior europeu), não é ainda mais estranha esta tamanha dificuldade em arranjar dadores compatíveis??

Sou dadora há cerca de 4 anos e nunca fui "chamada"...Gostava de um dia ter a alegria de ajudar alguém!
Não custa nada inscreverem-se, basta um simples colheita de sangue (como fazemos para análises) e é só! Qualquer pessoa com idade compreendida entre os 18 e os 45 anos, com um mínimo de 50 kgs de peso, sem doenças de crónicas ou autoimunes e que não tenham recebido nenhuma transfusão sanguínea, pode ser dadora!
Podem obter mais informações nos Centros de Histocompatibilidade do Sul, do Centro e do Norte.

Todos os anos surgem mil novos casos em Portugal, porque não ajudar a dar esperança a todas as famílias envolvidas nesta tragédia? Afinal ajudar os outros também nos traz felicidade!!! É isso que todos porcuramos na vida!!


Dados via  expresso










Nenhum comentário:

Postar um comentário